Você está aqui:Thiago Favaro Padilha
Thiago Favaro Padilha

Thiago Favaro Padilha

 

Graduado em Engenharia de Computação na Universidade São Francisco, trabalhando num misto entre Web-design e Usabilidade (duas áreas que se misturam/completam mas que na teoria não poderiam ser feitas pelo mesmo profissional.........hehehe).

Iniciando minha carreira em 2006 na área de relações públicas de um projeto da Unicamp (Webdesigner 100%), fui responsável pela atualização do Portal do Projeto e suas informações.

Em meados de 2007, em uma empresa de software voltados ao acompanhamento e controle de grandes obras (Refinarias, Plataformas Petrolíferas....quando falei grandes não estava brincando...hehehe), comecei, além de fazer meu trabalho de Webdesigner, a participar do projeto das telas onde o usuário tivesse o maior nível de usabilidade, buscando maior satisfação no usar o sistema (Webdesign 70% - Usabilidade 30%).

Atualmente trabalho como Analista de Usabilidade em uma empresa de Softwares Tributários (Usabilidade 80% - Webdesigner 20%...sempre sobra um pouquinho...hehehe). Meu objetivo é fazer com que os Guarda livros (brincadeira...hehe) Analistas Tributários usem computadores, sendo o verdadeiro desafio não a resistência a mudanças de nosso usuários e sim a nossa capacidade de transformar sistemas com um alto nível de complexidade em ferramentas simples e intuitivas!

Terça, 13 Outubro 2015 13:12

Primeiro Curso de UX do Usabilideiros

oQueEUX
No finalzinho do mês de setembro (do dias 28 ao dia 30 de setembro) realizamos, em parceria com a Empresa Voyager, nosso primeiro treinamento em UX para 9 profissionais da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Quinta, 06 Fevereiro 2014 00:00

Uso de cores e formas

Lendo um artigo sobre Design Universal, no UX.BLOG, relembrei sobre uma funcionalidade que projetamos onde não utilizávamos somente cores para informar a situação de determinado registro. Utilizamos também para cada situação um ícone que passava a informação utilizando outro recurso gráfico além da cor, "a forma".

Quarta, 11 Dezembro 2013 13:12

Não depender somente de cores

Diretriz:
O sistema não deve depender somente de cores para informar algo.

Justificativas:
O usuário pode precisar imprimir a informação em uma impressora que não permita a impressão colorida ou em um pior caso, o próprio usuário pode ter alguma deficiência ao identificar tons e cores diferentes (daltonismo).

Quarta, 15 Maio 2013 18:17

Consistência

Diretriz:
Uma interface deve manter uma consistência gráfica e léxica durante toda a interação. 

Justificativa: 
Não deve haver duas palavras ou dois ícones diferentes indicando a mesma funcionalidade, assim como não deve ter uma palavra ou um ícone representando duas funcionalidades diferentes. 

Quinta, 09 Maio 2013 12:53

Conteúdos clicáveis

Diretriz:
Conteúdos clicáveis devem apresentar cursor “mãozinha” (pointer).

Justificativas:
O cursor “mãozinha” ajuda o usuário a identificar que existe algo que ele possa clicar.

Quinta, 09 Maio 2013 12:52

Navegação para frente e para trás

Diretriz:
A navegação para frente e para trás não deverá depender dos comandos do browser. 

Justificativa:
O sistema sempre deve ser independe de outros programas.

Quinta, 09 Maio 2013 12:51

Formato padronizado

Diretriz:
Campos onde o conteúdo tem um formato padronizado ou uma lista conhecida de valores devem oferecer facilitadores de inserção de conteúdo.

Justificativa: 
Recursos como máscaras, calendários, lista de valores e recursos de auto- completar ajudam o usuário a preencher os campos mais rapidamente e erros de preenchimento.

Quinta, 09 Maio 2013 12:50

Informações de preenchimento

Diretriz:
O usuário não deve ter que se lembrar de informações de preenchimento de uma tela para a outra, as informações devem estar visível nos diferentes formulários que fazem parte do mesmo processo.

Justificativa:
Para que o usuário não tenha que sair de algum formulário para buscar uma informação que ele já cadastrou em outro.

Quinta, 09 Maio 2013 12:49

Ferramenta 'voltar'

Diretriz:
A ferramenta ‘voltar’ não deverá depender dos comandos do browser.

Justificativa:
O sistema sempre deve ser independe de outros programas. 

Quinta, 09 Maio 2013 12:48

Links

Diretriz:
Links devem ser azuis ou com o texto sublinhado, se possível as duas opções.

Justificativa: 
Desde o início da internet os links são identificados desta maneira, isto ajuda o usuário a reconhecer o link mais rapidamente.

Pagina 1 de 3

Últimas publicações

Usuários online

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online